COOPERATIVISMO


O que é cooperativismo?

É uma forma inteligente e reconhecida no mundo inteiro de incentivar e organizar a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas e sempre sem fins lucrativos.

O que é cooperativa de crédito mútuo?

É uma instituição financeira, sem fins lucrativos, fiscalizada e autorizada a funcionar pelo Banco Central. As cooperativas de crédito procuram trabalhar somente com recursos dos associados, emprestando-os para eles mesmos, com uma taxa de juros bem acessível em relação ao mercado. É um sistema que considera os princípios cooperativistas como meio de progresso e não realiza especulação financeira.

Diferença entre cooperativas de crédito e outras instituições financeiras

A principal diferença entre cooperativas e bancos está justamente na maneira de fazer empréstimos, pois como as cooperativas não têm finalidade lucrativa, podem cobrar juros abaixo do mercado e todas as sobras (lucro) geradas são revertidas em prol dos associados. As cooperativas, os bancos e outras instituições financeiras têm algumas coisas em comum, tais como:

• todas dependem da autorização do Banco Central para funcionar;

• captam recursos (capitalização);

• emprestam dinheiro.