EDUCAÇÃO FINANCEIRA


A Cooperativa promove palestras de Educação Financeira a todos os funcionários, com o intuito de auxiliá-los no planejamento financeiro familiar, na negociação de dívidas, como orientar na utilização consciente do dinheiro e dar dicas para economizar.

Para fazer download, clique nos respectivos temas abaixo:

Apresentação sobre Orientação Financeira

Planilha para Orçamento Pessoal

Planilha para Controle Financeiro

Conheça a Energia do Dinheiro

Dinheiro, de onde vem? Para onde vai?

Dicas e Vídeos sobre Educação Financeira:

Coronavírus: 10 dicas para cuidar das finanças.

A pandemia e a quarentena causadas pelo Coronavírus (COVID-19) trouxeram impactos também na economia global. Os efeitos já superaram o da crise financeira de 2008. Essa que, até então, tinha sido a maior dificuldade econômica nos últimos 90 anos. Antes de tudo, calma! Começamos o texto assim, não para te assustar, mas para alertar sobre a situação que enfrentaremos. Um momento delicado como esse, exige cuidados e cautela ao administrar suas finanças. Conversamos (por meios digitais) com a Estela Borgheri – planejadora financeira pessoal na GFAI – e ela nos contou as 10 maiores dicas para cuidar das finanças nesse momento de Coronavírus.

Confira as 10 dicas para cuidar das finanças.

Bovespa

Ciente da importância da educação financeira, a B3 incentiva diversas ações por meio do Instituto Educacional, como a participação na ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudam a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

Confira as iniciativas sobre Educação Financeira da Bovespa.

Programa de Apoio ao Superendividado – PAS

É um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP, telefone: (11) 3824-7069, que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.

Núcleo de Tratamento do Superendividamento

Rua Barra Funda, 1032 – Barra Funda – São Paulo – SP

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Veja mais detalhes deste programa.

5 princípios da Educação Financeira

Para auxiliar os pais, a educadora e escritora Ana Paula Hornos enumera os princípios básicos que podem ajudar na formação de adultos financeiramente saudáveis.

Fuja das Dívidas

Você está endividado?

Assista ao vídeo da Daniela Godinho, e saiba como sair desse problema.

Coopereduca

Intitulado Cooperaeduca – Cooperar e Poupar Também é coisa de Criança, o projeto é dividido em duas fases: uma direcionada para crianças de 06 a 08 anos e a outra de 09 a 12 anos. Dentre os materiais de apoio, foram produzidos dois filmes de 06 minutos cada, que abordam conceitos de cooperação, ajuda mútua, a importância da poupança e o uso consciente do dinheiro.

Clique nos vídeos abaixo para ver no site do Vimeo.

Coloque esta senha Cfb@%!#356! quando solicitado.